Economia

Suplemento às pensões pode “parecer pouco”, mas pode “fazer toda a diferença”

No interior do país, o apoio extraordinário às pensões anunciado pelo Governo foi recebido com agrado. Para a maioria, este suplemento servirá para ajudar com despesas de saúde.

Loading...

No centro de dia de Lamas, em Castro Daire, o anúncio do suplemento extraordinário às pensões foi recebido com agrado, até porque, neste local, a média das reformas não ultrapassa os 350 euros.

“A reforma mal dá para pagar isto. O pouco que tenho no banco tenho que pôr por cima da reforma para poder estar aqui”, contou à SIC um dos pensionistas do centro de dia.

As reformas mais baixas - até 509 euros - vão receber um suplemento de 200 euros em outubro. Quem receba até 1.018 euros vai ter um extra de 150 euros e nas pensões até 1.527 euros este valor desce para 100 euros. Acima disso, não há direito ao suplemento, que vai ser pago de uma única vez em outubro.

O presidente da Assocrel - Associação de Solidariedade Social, Cultural e Recreativa de Lamas afirma que estes valores podem “parecer pouco”, mas que podem fazer a diferença na vida de alguém que, por exemplo, precise de um “medicamento essencial”.

“Não é mau, mas é pouco. Se fosse mais vezes era melhor, mas mesmo assim já ajuda um bocadinho. As reformas são tão baixas que qualquer ajuda extra é um benefício”, dizem os pensionistas.