O Governo está interessado em que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) se candidate à compra do Novo Banco. A notícia avançada pelo Jornal Económico foi confirmada pela SIC junto de várias fontes ligadas ao processo.
José Gomes Ferreira, diretor-adjunto de Informação da SIC, explica as razões do Governo para tomar este “ato estratégico”.
“As fontes contactadas por nós, que estão ligadas ao processo, dizem para se ter cuidado com o perigo espanhol. Já há dois bancos de grande dimensão, o Santander e o BPI, dominados por entidades de Espanha. Percebo a preocupação. Se o Novo Banco cair nas mãos de interesses espanhóis, Madrid fica a mandar em grande escala na conceção de créditos às famílias e empresas portuguesas.”
“Retrocesso da gestão da banca”
No entanto, José Gomes Ferreira alerta para os “riscos” desta compra, entre os quais o “retrocesso no que diz respeito à gestão privada da banca”.
A SIC sabe que, se a CGD entrar na corrida pela compra do Novo Banco, vários partidos da oposição, entre os quais o PS, vão questionar o negócio e exigir explicações no Parlamento.