Economia

Que impacto terá o apagão no PIB português?

João Duque, economista e comentador SIC, estima que o apagão terá um impacto de 200 milhões de euros. Um número que, diz, pode parecer “significativo”, mas, para um país, “não se nota, praticamente”.

Loading...

O economista João Duque avança que o apagão desta segunda-feira poderá ter um impacto estimado de 200 milhões de euros no PIB português. Um número desvalorizado pelo também comentador SIC, que afirma que “um dia de feriado tem mais impacto”. 

Calcular o impacto do corte de eletricidade no Produto Interno Bruto (PIB) do país, começou por admitir João Duque, éuma conta bocadinho difícil. Contudo, é possível estimar que terá, potencialmente, afetado o equivalente a “um dia de consumo”. 

Poder-se-ão ter perdido consumos como refeições em restaurantes e transportes que não foram usados, aponta. Ainda assim, essa suspensão do consumo “não foi o dia todo”, uma vez que as pessoas já “estavam meio-lançadas na atividade”. 

“Se quisermos fazer uma estimativa por alto”, afirma João Duque,é “razoável” acreditar que o país terá perdido “200 milhões” de euros. 

“É um número que para qualquer pessoa é significativo. Para um país, não se nota, praticamente”, diz o economista. “Um dia de feriado tem mais impacto do que este apagão. 

E poderia até pensar-se que o facto de a população acorrer aos supermercados, numa tentativa de garantir os bens essenciais, significaria mesmo um aumento do consumo. Mas o comentador SIC explica que não é assim. Os bens comprados esta segunda-feira, por causa do apagão, são bens que deixam de ser comprados noutros dia.Não haverá, portanto, mais consumo, apenas uma alteração do comportamento. 

João Duque finaliza com um apelo a que se pense na estratégia do país em termos energéticos. “Talvez seja importante diversificar e aumentar as redundâncias”, sublinhha.