Economia

Euribor a 3 meses: prestação da casa vai voltar a subir

As prestações dos empréstimos da casa vão voltar a subir. Em causa está a revisão dos contratos associados à Euribor a três meses. O aumento da taxa de mercado nos últimos meses vai traduzir-se num aumento ligeiro no valor das prestações.

Habitação
Habitação
Canva

Pela primeira vez em quase dois anos, quem tiver um crédito à habitação indexado à Euribor a três meses, e que sejam revistos este mês, vai ver a prestação da casa a subir ligeiramente. 

De acordo com as contas feitas pelo ECO, quem tiver um crédito de 150 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a três meses e com um spread de 1% passará a pagar mais 2,53 euros mensalmente (o que significa uma subida de 0,56%). 

Esta subida, que é explicada pelo aumento da taxa de mercado nos últimos meses, quebra o ciclo de reduções que durava há já 20 meses.  Já as taxas nos restantes prazos - a seis e 12 meses - vão continuar a registar descidas, apesar de serem as mais baixas. 

As contas do ECO, tendo em conta os valores utilizados no exemplo acima, mostram que nos contratos indexados à Euribor a seis meses a descida é de 24,3 euros e nos de 12 meses, a descida é de 65,24 euros.