O Prémio Nobel da Economia, oficialmente denominado Prémio do Banco da Suécia para as Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel, foi esta segunda-feira atribuído a Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt.
Joel Mokyr foi premiado por identificar os fatores necessários para o progresso tecnológico sustentado, enquanto Philippe Aghion e Peter Howitt receberam o Nobel pela teoria do crescimento baseado na destruição criativa.
“Nos últimos dois séculos, pela primeira vez na história, o mundo testemunhou um crescimento econômico sustentado. Isso tirou um grande número de pessoas da pobreza e lançou as bases da nossa prosperidade. Os laureados deste ano em ciências econômicas, Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt, explicam como a inovação impulsiona o progresso”, diz a organização do prémio.
Segundo a Real Academia Sueca de Ciências, Mokyr utilizou fontes históricas para revelar o motivo pelo qual, nos últimos séculos, o crescimento económico se tornou a nova norma, em contraste com a estagnação de períodos anteriores.
Assim, demonstrou que, antes da revolução industrial, muitas vezes faltavam explicações científicas sobre por que uma nova inovação funcionava com sucesso e, sem esse conhecimento, era difícil que as invenções se sucedessem umas às outras num processo com impulso próprio. Além disso, Mokyr enfatizou a importância de que a sociedade esteja aberta à mudança e a novas ideias.
Por outro lado, Aghion e Howitt construíram, num artigo de 1992, um modelo matemático da chamada destruição criativa, que se refere ao fenómeno em que, quando um produto novo e melhor entra no mercado, as empresas que vendem o produto antigo sofrem perdas.
Os dois laureados mostraram de diferentes maneiras que essa destruição criativa origina conflitos que devem ser geridos de forma construtiva, pois, caso contrário, as empresas já estabelecidas e os grupos de interesse bloquearão as inovações para não serem prejudicados.
O trabalho dos laureados mostra que o crescimento económico não pode ser dado como certo.
Temporada Nobel 2025
A temporada dos prémios Nobel 2025 começou na passada segunda-feira e já foram conhecidos os vencedores das categorias de Medicina, Física, Química e Literatura. Também o Nobel da Paz já foi entregue. Faltava apenas o prémio de Economia.
Os vencedores dos prémios Nobel vão receber 11 milhões de coroas suecas (1 milhão de euros). O galardão pode ser atribuído a um máximo de três laureados que partilham o montante do prémio.
As cerimónias de atribuição dos prémios decorrerão na Suécia no dia 10 de dezembro, data que assinala o aniversário do seu fundador.
Os prémios Nobel nasceram da vontade do cientista e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896) em legar grande parte de sua fortuna a pessoas que trabalhem para “o benefício da humanidade”.
O inventor da dinamite expôs este desejo num testamento redigido em Paris em 1895, um ano antes da sua morte. Os prémios foram atribuídos pela primeira vez em 1901.
Com LUSA
