O Prémio Nobel da Paz de 2025 foi atribuído à líder da oposição venezuelana María Corina Machado, anunciou esta quinta-feira o Comité Nobel Norueguês no Instituto Nobel Norueguês, em Oslo.
Entre 2011 e 2014 foi deputada da Assembleia Nacional da Venezuela. Chegou a estar detida ao sair de uma manifestação contra o presidente Nicolás Maduro na região de Caracas.
Corina Machado recebe este prémio "pelo seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela e pela sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia", anunciou o comité em comunicado.
"O Prémio Nobel da Paz de 2025 vai para uma defensora da paz corajosa e comprometida – para uma mulher que mantém acesa a chama da democracia em meio a uma escuridão crescente. (...) Enquanto líder do movimento pela democracia na Venezuela, Maria Corina Machado é um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos últimos tempos", sublinhou o Comité.
Nascida em Caracas em 1967, María Corina Machado é conhecida como uma das figuras mais importantes da política da Venezuela e influente da oposição ao regime de Nicolás Maduro.
Em 2024 foi impedida pela justiça venezuelana de concorrer à presidência e desafiar Nicolás Maduro. Acabou por, mais tarde, apoiar o opositor Edmundo González Urrutia, a quem a vitória foi negada pelo governo, apesar das evidências apresentadas pela oposição.
Desde essa altura que vive na clandestinidade.
O Prémio Nobel da Paz foi entregue a 111 pessoas e a 28 organizações. Há casos como o Comité Internacional da Cruz Vermelha que foi premiado três vezes e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados que recebeu duas vezes o prémio.
À exceção deste prémio, que tem como cenário o Instituto Nobel Norueguês, em Oslo, todas as outras categorias são anunciadas em Estocolmo, Suécia. As cerimónias de atribuição dos prémios decorrerão na Suécia no dia 10 de dezembro, data que assinala o aniversário do seu fundador.

Temporada Nobel 2025
A temporada dos prémios Nobel 2025 começou, na passada segunda-feira, com o anúncio do vencedor da categoria de Medicina, esta terça-feira o da Física, quarta-feira o da Química e esta quinta-feira o da Literatura. O anúncio da última categoria, Economia (Ciências Económicas), acontecerá no início da próxima semana, no dia 13.
Os vencedores dos prémios Nobel vão receber 11 milhões de coroas suecas (1 milhão de euros). O galardão pode ser atribuído a um máximo de três laureados que partilham o montante do prémio.
Os prémios Nobel nasceram da vontade do cientista e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896) em legar grande parte da sua fortuna a pessoas que trabalhem para “o benefício da humanidade”.
O inventor da dinamite expôs este desejo num testamento redigido em Paris em 1895, um ano antes da sua morte. Os prémios foram atribuídos pela primeira vez em 1901.

