Economia

Nova plataforma online permite consultar veículos sinalizados para 'recall' dos fabricantes

Ao inserir a matrícula do veículo ou o Número de Identificação do Veículo (VIN, no acrónimo inglês) vai conseguir ver se está identificado como alvo de uma ação de ‘recall’, ou seja, alguma ação de chamada, dos fabricantes por motivos de segurança ou de emissões poluentes.

Nova plataforma online permite consultar veículos sinalizados para 'recall' dos fabricantes
Canva

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) lançou uma plataforma 'online' em parceria com IMT que permite saber se um veículo está abrangido por alguma ação de chamada dos fabricantes, por motivos de segurança ou de emissões poluentes.

Na plataforma designada RECALL, que teve também o apoio da Direção-Geral do Consumidor (DGC), deve ser inserida a matrícula ou o Número de Identificação do Veículo (VIN, no acrónimo inglês), de modo a verificar se está identificado como alvo de uma ação de 'recall' pelo fabricante, segundo um comunicado divulgado hoje.

Caso se verifique que o veículo está sinalizado, o proprietário deve contactar um concessionário oficial da marca, que assegurará a reparação sem custos.

O facto de a pesquisa não indicar nenhuma ação de 'recall' "não significa que o veículo não possa vir a ser incluído numa ação futura", lê-se no comunicado.

"Os condutores devem consultar a plataforma antes de cada inspeção periódica, garantindo que o veículo está sempre em conformidade e evitando situações inesperadas", acrescenta.

Segundo o documento, esta medida "contribui para o cumprimento das inspeções obrigatórias, para a redução de riscos na estrada e para a proteção do meio ambiente".