José Gomes Ferreira, da SIC, refere que Portugal não cresceu “tanto como devia” e salienta que tem “todas as condições para crescer”.
No Jornal da Noite da SIC, aponta os modelos económicos como um dos problemas: “o modelo económico que existe entre pessoas e das empresas entre si é o modelo que existe antes de haver Estado e Governo”.
“Os Governos interpretam que a economia é um campo onde podem ir buscar receitas e distribui benesses a seu belo prazer. O jogo económico devia ser exatamente o contrário”, afirma.
José Gomes Ferreira
“Garantir crescimento seria garantir que as empresas podem agir livremente e investir livremente, seria libertar Portugal de poucas grandes empresas que nos obrigam a pagar combustíveis, eletricidade, gás, telecomunicações, serviços bancários e produtos de hipermercado a preços que são combinados entre eles e que são muito acima da média europeia”, acrescenta.
Declarações de António Costa foram “pouco éticas”
José Gomes Ferreira considera que foi “pouco ético” e “censurável” António Costa dizer que tem números que provam que a economia portuguesa vai crescer, uma vez que usou informações que lhe são dadas por antecipação por ser primeiro-ministro.
“Ele foi para a rua usar esse número, que só iria ser oficialmente divulgado na segunda-feira, depois das eleições”, esclarece.
Saiba mais:
- Ainda não sabe em quem votar? Confira as propostas dos partidos (que estão no Parlamento) para governar o país
- Para que votamos nas legislativas?
- O que levou o país a eleições (legislativas) antecipadas? Num mês, tudo mudou
- O que mudou para os isolados poderem ir às urnas no próximo dia 30?
- Os possíveis cenários de um Portugal pós-legislativas