A cientista planetária Joana Neto Lima afirmou esta quinta-feira que a NASA conseguiu aterrar a sonda Perseverance, com um peso considerável, em Marte.
"Em princípio, a aterragem foi um sucesso", disse numa entrevista à SIC Notícias.
A sonda aterrou na cratera Jezero e, segundo a cientista, é possível ver nas imagens que aterrou num local mais ou menos plano, que não compromete o sucesso da operação.
"Quanto menos acidentado for o terreno, melhor é a operação", explicou.
Joana Neto Lima refere que agora a NASA vai verificar se todos os instrumentos estão a funcionar, lembrando que a aterragem da sonda Curiosity, lançada em 2011, provocou danos na estação meteorológica.
Ainda esta semana, a NASA deve lançar o helicóptero Ingenuity, uma "tecnologia revolucionária", que vai sobrevoar o planeta vermelho.
O Ingenuity parece um grande drone. O principal desafio para os engenheiros era torná-lo o mais leve possível, para que seja capaz de subir num ar extremamente leve, pelo que pesa apenas 1,8 kg.