A líder da Iniciativa Liberal, Mariana Leitão, reiterou este domingo que é "prematuro tirar grandes conclusões" sobre o acidente do elevador da Glória, em Lisboa, rejeitando que esta prudência se prenda com a proximidade das eleições autárquicas.
"Acho que é prudente aguardarmos pelas conclusões das investigações, das perícias, para sabermos exatamente o que é que se passou, sabendo as causas para poder prevenir tragédias futuras. As investigações têm de chegar a conclusões. Neste primeiro relatório preliminar já vi alguns dos detalhes, mas não são ainda suficientes para se tirar conclusões objetivas e o próprio relatório diz exatamente isso", disse Mariana Leitão.
Mariana Leitão rejeitou "fazer aproveitamento político" sobre o acidente.
"Devemos ter bom senso nestas questões, aguardar pelas conclusões das investigações e depois, sim, tirar conclusões, tomarmos posicionamentos e obviamente exigirmos responsabilidades de quem tiver de prestar essas responsabilidades", insistiu.
Questionada sobre se não teme que este pedido de "prudência" seja associado às eleições autárquicas, uma vez que a IL concorrerá à Câmara de Lisboa coligada com o PSD e o CDS-PP, Mariana Leitão foi direta: "De todo. Isto tem exatamente a ver com o facto de nós não sabermos o que causou o acidente, nós não sabermos que decisões políticas é que podem ter contribuído ou não para este acidente".
Com Lusa