Afeganistão: Capital dos Errantes

NOVA FCSH e SIC juntas na cobertura dos refugiados da guerra eterna

Dora Santos Silva

Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa

É um longo trabalho jornalístico sobre o segundo país que gera mais refugiados em todo o mundo, a seguir à Síria. Alunos, professores e jornalistas vão alargar o ângulo de uma história que começa no Afeganistão e se estende a todos nós.

É um dos países mais misteriosos, menos amados e sempre atormentados por conflitos desde a revolução marxista de 1978. Quase 2,5 milhões de refugiados registados são provenientes do Afeganistão, a somar ao milhão de pessoas que estão deslocadas dentro do próprio país, segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados.

A SIC iniciou em novembro de 2018 o especial “Afeganistão: Capital dos errantes”, com uma grande reportagem de Pedro Coelho, Grande Repórter da SIC e professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). O especial irá continuar até junho de 2019, no rescaldo de umas eleições europeias que podem decidir a estratégia futura em relação aos refugiados.

À equipa da SIC, composta por Pedro Coelho, Sandra Varandas, José Silva, Diana Matias e a Mariana Teófilo da Cruz, juntam-se agora alunos da NOVA FCSH que terão a oportunidade de participar na cobertura de um dos grandes temas que marcam a atualidade.

Estes alunos, da área do Jornalismo, irão alimentar o micro-site do projeto, num trabalho coordenado por Carla Batista, Dora Santos Silva e Marisa Torres da Silva, ex-jornalistas e docentes desta faculdade, e pela restante equipa do projeto, que conta ainda com Pedro Monteiro e Rúben Tiago Pereira, do SMACK.

O micro-site permitirá explorar outros ângulos desta história, abordando tópicos relacionados com a problemática dos refugiados, esclarecendo conceitos e dando enquadramentos através de novos formatos jornalísticos.

Trata-se, acima de tudo, de uma parceria inovadora entre a academia e a SIC, que permitirá alargar a experiência de todos e dar mais voz às vítimas deste conflito.

  • O 12.º episódio do "Polígrafo SIC"
    21:36