A secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes, garante que o português está em segurança e que deverá sair de Cabul entre hoje e amanhã.
"Hoje já foi contactado pela embaixada. Está bem e em segurança e referiu que estava à espera de ser substituído a qualquer momento. Esperamos que entre hoje e amanhã, o único português que permanece no aeroporto em funções possa ser substituído e possa deixar o Afeganistão."
Depois de dias complicados no aeroporto de Cabul, a situação está agora mais normalizada. Os portugueses, 16 ao todo, têm conseguido abandonar o país em segurança. Ultimamente com destino a Doha, no Qatar.
A participação de Portugal, passa agora pelo acolhimento de 50 refugiados do Afeganistão. Trinta colaboravam com a NATO. Vinte cooperavam com os serviços da União Europeia.
De acordo com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, "Portugal participará no esforço que nós fazemos no âmbito das Nações Unidas, da União Europeia e da NATO, para garantir proteção a todos aqueles que colaboraram connosco ao longo destes anos e que sintam a sua vida em perigo. Já estamos no plano técnico, e neste momento, para identificação de necessidades mais urgentes, no que diz respeito à proteção dessas pessoas, está praticamente garantida."
Decisões políticas que têm sido tomadas nos últimos dias pela Nato e Bruxelas. Um esforço que conta com a participação de Portugal.
VEJA TAMBÉM:
- Afeganistão. “A paz e a calma em Cabul é podre, vem do medo"
- Afeganistão. Conselho de Direitos Humanos da ONU vai reunir-se
- Joe Biden e Boris Johnson marcam cimeira do G7 para discutir situação no Afeganistão
- Afeganistão. EUA disponíveis para manter presença diplomática em Cabul
- Voos europeus retiram refugiados afegãos do país e começam a chegar à Europa