Alterações Climáticas

Terra está a aquecer e mais depressa do que o esperado

Ação do homem é a principal causa.

Loading...

A Terra está a aquecer e mais depressa do que o esperado. Fenómenos como as secas, as chuvas torrenciais e o aumento do nível do mar são inevitáveis nas próximas décadas. O homem é o principal responsável e tem de agir se queremos evitar um futuro catastrófico.

A temperatura na Terra continuar a subir é tudo menos sorte. É consequência da ação humana no planeta e é inevitável, garantem os cientistas do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, que trabalharam no relatório que avalia as mudanças do clima a partir de provas científicas.

O planeta está a aquecer mais depressa do que se previa e vai continuar, mesmo que a humanidade comece já a fazer o que tem de ser feito: controlar rapidamente a emissão de gases com efeito de estufa.

Os cientistas dizem que já não se consegue parar a acidificação, aquecimento e perda de oxigénio dos oceanos, bem como a subida do nível médio do mar.

Haverá cada vez mais secas numas regiões e chuvas intensas noutras e continuará o derretimento das camadas de gelo da Terra.

Identificados os sinais, agir é a única forma de atrasar e diminuir a gravidade do que já está a acontecer, tal como pede o secretário-geral da ONU. António Guterres defende o fim do uso do carvão e dos combustíveis fósseis e que nenhuma central a carvão seja construída depois de 2021