Alterações Climáticas

Já não são previsões científicas, os Himalaias estão (mesmo) a derreter

O derreter dos glaciares está a provocar inundações e cheias em várias regiões, com milhões de toneladas de água a escorrerem pelas montanhas a grande velocidade e a alargarem os vales.

Loading...

Os glaciares dos Himalaias estão a derreter a uma velocidade nunca vista e podem perder mais de metade do volume até ao final do século.

A região está já a sofrer com falta de água e inundações que ameaçam a vida de mais de 240 milhões de pessoas. Neste momento já não são previsões cientificas usados por modelos matemáticos, os glaciares estão a derreter e os cientistas dizem que, a este ritmo, os glaciares do Evereste e das outras grandes montanhas do Nepal e da Índia também vão perder mais de metade do volume, nos próximos anos.

Para além disso, o derreter dos glaciares está a provocar inundações e cheias em várias regiões, com milhões de toneladas de água a escorrerem pelas montanhas a grande velocidade e a alargarem os vales.

A perda dos glaciares, e o risco de muitos desaparecerem nos próximos anos, é um problema que não afeta apenas os mais de 240 milhões de pessoas que vivem nos Himalaias.

É um problema que atinge todo o planeta e que continua a aquecer mais depressa do que é suposto.