Alterações Climáticas

COP29: Argentina abandona negociações após ordens de Javier Milei que nega as alterações climáticas

Javier Milei ordenou a retirada da delegação argentina presente na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas e abandonou ele próprio as negociações. O presidente argentino nega as mudanças climáticas e diz que as medidas para mitigar o aquecimento do planeta fazem parte de uma agenda politizada da ONU.

Loading...

O grupo de trabalho da Argentina presente na capital do Azerbaijão recebeu instruções para voltar ao país, por ordem de Javier Milei. O presidente argentino ordenou que a delegação abandonasse as negociações na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas.

Javier Milei nega as mudanças climáticas e afirma que as medidas para mitigar o aquecimento do planeta fazem parte de uma agenda politizada da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em setembro, durante a Assembleia Geral da organização, o presidente argentino acusou as Nações Unidas de tentar "impor uma agenda ideológica" e procurou distanciar a Argentina da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 patrocinada pela ONU.

A delegação argentina em Baku era pequena. Os três técnicos enviados pela Secretaria de Meio Ambiente do país participaram nos dois primeiros dias nas sessões de forma discreta e sem intervir nas discussões.

A União Europeia (UE) afirmou que os países presentes na cimeira estão muito longe de chegar a uma meta coletiva para financiar os esforços para combater as mudanças climáticas.

O objetivo da 29.ª conferência sobre mudança climática é chegar a um acordo entre quase 200 países para atualizar o montante dos fluxos de ajuda à mudança climática entre os países avançados e os países em desenvolvimento.

O valor atual é da ordem de 100 mil milhões de dólares e a meta dos países pobres e emergentes é multiplicar a quantia por dez, embora se espere que as negociações sejam difíceis em Baku, no Azerbaijão.