Os autarcas independentes reuniram-se este sábado, em Anadia, para discutir as alterações à lei eleitoral autárquica, que esta semana foram aprovadas no Parlamento.
O movimento aplaudiu as propostas que voltam a facilitar as candidaturas de cidadãos independentes, reduzindo, por exemplo, o número de assinaturas necessárias.
Teresa Belém Cardoso, porta-voz do Movimento de Autarcas Independentes, falou numa vitória esta semana no Parlamento. No entanto, diz que foi essa possibilidade e a posição da provedora de Justiça que forçaram a mudança da Lei.
A reunião serviu também para os autarcas independentes decidirem se avançam ou não para a formação de um partido municipalista que dê cobertura a todas as candidaturas de movimentos de cidadãos.
Rui Moreira apontou o dedo ao PSD e disse que o movimento informal que admitia a formação de um novo partido vai continuar a reunir.
O presidente da Câmara do Porto até já tinha admitido que Manuel Cordeiro, o autarca de São João da Pesqueira, seria um excelente líder para o novo partido, mas essa hipótese ficou para já posta de parte.