Eleições Autárquicas

Convenção Autárquica em Coimbra assinala rentrée política do PS

José Luís Carneiro enfrenta primeiro desafio eleitoral como líder do PS.

Convenção Autárquica em Coimbra assinala rentrée política do PS
Paulo Cunha

O PS realiza hoje a sua 'rentrée' política com a Convenção Autárquica Nacional, em Coimbra, um mês antes das eleições autárquicas, as primeiras da liderança de José Luís Carneiro e depois de uma pesada derrota do partido nas legislativas.

Esta iniciativa estava marcada para o passado sábado, mas o secretário-geral do PS decidiu adiá-la uma semana tendo em conta a gravidade do acidente com o elevador da Glória, em Lisboa, que matou 16 pessoas.

Coimbra foi a cidade escolhida pelo PS para fazer a sua 'rentrée' que, em ano de eleições locais, será com a Convenção Autárquica Nacional. No Convento de São Francisco, vão estar autarcas, candidatos e dirigentes socialistas de todo o país.

As atenções estarão voltadas para o discurso de encerramento de José Luís Carneiro que tem nas autárquicas de 12 de outubro o seu primeiro desafio eleitoral como secretário-geral do PS.

Carneiro chegou à liderança do PS em julho na sequência da demissão de Pedro Nuno Santos após o desaire eleitoral das legislativas que fez o PS cair para terceira força política no parlamento.

O líder do PS tem-se mostrado convicto na vitória do PS nas autárquicas, apesar do desafio que representam para os socialistas, que em 2021 conquistaram 149 câmaras (uma delas em coligação com o Livre) e têm agora 47 presidentes a atingir o limite de mandato.

Ainda antes destas eleições haverá a entrega da proposta do Orçamento do Estado para 2026, documento em relação ao qual Carneiro tem mostrado abertura ao diálogo mas cuja responsabilidade remete para o Governo, mas avisando Luís Montenegro numa recente entrevista que o executivo "vai ter que decidir se quer ficar no colo do Chega ou se quer viabilizar a proposta do OE com o contributo do PS".

"Saber ouvir e dar voz a Portugal"

Do programa da Convenção Autárquica Nacional de hoje, que foi adaptado após o adiamento, destaque para a divulgação do manifesto de compromisso ao qual os autarcas socialistas estarão vinculados nestas eleições, intitulado "Saber ouvir e dar voz a Portugal", e que será conhecido antes do discurso de Carneiro.

Numa entrevista recente, o líder do PS avisou que os candidatos socialistas que façam acordos com eleitos do Chega "perderão a confiança política do PS".

O presidente do PS, Carlos César, vai intervir na sessão de abertura, marcada para as 09:30, momento que contará ainda com os discursos do presidente da federação do PS/Coimbra, João Portugal, da candidata à Câmara de Coimbra, Ana Abrunhosa, da presidente da ANMP e da recandidata à Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do presidente da ANA-PS e do candidato à Câmara da Santarém, Pedro Ribeiro.

O PS vai ainda fazer uma homenagem aos antigos e atuais presidentes socialistas da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

Pelas 11:00 haverá três salas que terão os seus painéis de discussão a decorrer ao mesmo tempo e no qual serão agregados os diferentes temas.

Numa das salas, o tema será "autarquias socialistas: proximidade que transforma" e estará em discussão a habitação, segurança, mobilidade e espaço público, transição verde e transição Digital e conta com oradores como a candidata à Câmara de Lisboa, Alexandra Leitão, o candidato ao Porto, Manuel Pizarro e o candidato a Aveiro, Alberto Souto, além da ex-governante Isabel Oneto.

"Autarquias socialistas: as pessoas no centro das políticas públicas" é outro dos motes num outro painel que conta com a participação do ex-ministro Fernando Medina, da candidata a Sintra, Ana Mendes Godinho, da candidata a Coimbra, Ana Abrunhosa, do candidato a Setúbal, Fernando José, da candidata a Bragança, Isabel Ferreira e do candidato a Évora, Carlos Zorrinho.

O tema "as marcas identitárias do PS no poder local" será discutido numa outra sala pelo professor universitário Rui Pena Pires, pelo recandidato a Baião, Paulo Pereira, pela secretária-geral da JS, Sofia Pereira e pela presidente das Mulheres Socialistas, Elza Pais.


Mais Vistos do