Cinco dos 12 candidatos à Câmara do Porto estiveram em debate na SIC e SIC noticias. Manuel Pizarro (PS) e Pedro Duarte (coligação que junta PSD/CDS/IL) aceitam ficar na Câmara em caso de derrota, mas com algumas condições. A crise de habitação na cidade, os problemas da mobilidade e o Metrobus do Porto foram alguns dos temas que marcaram este debate, analisado esta manhã na antena da SIC Notícias por Nuno Ramos da Almeida e David Diniz.
"Tenho muitas dificuldades a olhar para debates sobre cidades, sobre concelhos e identificar os vencedores. Houve uma coisa que foi bastante clara, que foi a tentativa de Pedro Duarte de virar o debate sobre a cidade do Porto com um argumento que me pareceu muito surpreendente, que é que o Porto não precisa de mais pessoas", começa por referir David Diniz, quando questionado sobre quem esteve melhor no debate.
"Se nós quisermos levar o argumento de Pedro Duarte ao limite, nós podemos dizer que se o concelho do Porto ficar só com Pedro Duarte e os seus amigos a viver lá, a cidade passará a ter enorme qualidade de vida, como ele defende, mas é só para ele e para os seus amigos e para os turistas visitarem a cidade. Deixa de ser uma cidade, e isso não é muito racional", acrescenta o diretor-adjunto do Expresso.
Por seu lado, Nuno Ramos de Almeida afirma: "Achei que foi um debate bastante equilibrado, com questões bastante complicadas e algumas respostas que não me satisfizeram".
Para o comentador da SIC, que analisou o desempenho dos candidatos sobre os temas da habitação e segurança, "o debate foi muito equilibrado, não lhe conseguiria dar vencedores".
O reconhecimento da Palestina foi outros dos temas em foco na habitual análise políticas das segundas-feiras, com David Dinis e Nuno Ramos de Almeida.