Na Câmara de Viseu, nunca o PS conseguiu governar, mas nas últimas eleições ficou pela primeira vez a apenas um vereador da vitória. O secretário-geral do PS quer mudar o ponteiro do poder neste município e aproveitou para isso o argumento do primeiro-ministro em Lisboa.
Respondendo à acusação de que as barracas só crescem em câmaras governadas pelo PS e pelo PCP, Carneiro deixou o "convite" a Luís Montenegro: "venha visitar Viseu e veja as barracas à entrada da autoestrada à saída do concelho."
No discurso, frisou ser "inconcebível" que "durante décadas não tenham sido capazes de resolver um problema estrutural". O socialista atirou ainda a Sebastião Bugalho que pediu que o PS falasse de habitação num território onde o PS reivindica trabalho feito.
"Se hoje, alguns têm gosto em falar das obras do IP3, devem lembrar-se e pedir desculpas ao governo socialista porque foi o governo do PS que encontrou financiamento que desencravou esta obra nas Infraestruturas de Portugal e pô-la em execução", apontou.
O PS aposta em João Azevedo pela segunda vez contra o histórico do PSD Fernando Ruas.
"O atual presidente da Câmara ganhou as eleições em 1989, em 2025 passaram 35 anos", lembrou o candidato João Azevedo.
Carneiro sublinhou ainda que os munícipes de Viseu tem duas opções: "ficar voltados a olhar para o passado ou colocar os olhos no futuro."