Eleições Autárquicas

Votos por contar em Lisboa? CDU pondera pedir recontagem, Chega diz que são nulos

Em causa estarão 60 votos que ficaram por contar na freguesia de São Domingos de Benfica. Segundo o partido, a recontagem poderá levar a uma "alteração dos resultados". Já o Chega alega que estes votos terão de ser considerados nulos, devido a irregularidades gráficas no boletim.

Votos por contar em Lisboa? CDU pondera pedir recontagem, Chega diz que são nulos
MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

A CDU admite pedir a recontagem dos votos, em Lisboa, caso na sessão de apuramento geral, que se encontra a decorrer esta terça-feira, sejam detetados elementos que o justifiquem.

Em causa estarão 60 votos que ficaram por contar na freguesia de São Domingos de Benfica. Segundo o partido, a recontagem poderá levar a uma "alteração dos resultados".

Já o Chega alega que estes votos terão de ser considerados nulos, devido a irregularidades gráficas no boletim.

Loading...

João Ferreira ficou a 11 votos de Bruno Mascarenhas. Enquanto a CDU elegeu um vereador, o Chega elegeu dois.

Problema no voto antecipado corrigido na noite eleitoral

À agência Lusa, o porta-voz da CNE, André Wemans, explicou que se verificou "cerca de 50 boletins com uma falha" num dos três boletins de voto na freguesia de São Domingos de Benfica durante o voto antecipado, acrescentando que o problema foi corrigido nos boletins de domingo.

A CNE deu indicação à assembleia de apuramento geral para que esses votos fossem analisados, adiantou André Wemans, sem conseguir dizer se os mesmos terão de ser considerados nulos e se a decisão afeta apenas o boletim para a assembleia de freguesia de São Domingos de Benfica ou também os outros dois para a Câmara Municipal e para a Assembleia Municipal.

Questionado sobre os 60 votos que a CDU diz que ficaram por contabilizar, o porta-voz da CNE disse estar convencido que tem a ver com o problema registado nos boletins do voto antecipado, informando que os representantes das candidaturas concorrentes têm o direito de assistir aos trabalhos das assembleias de apuramento geral, bem como de apresentar protestos, desde que devidamente fundamentados, no âmbito da conclusão dos trabalhos até quinta-feira (dia 16).

Depois dessa data, com a publicação dos resultados definitivos, segundo André Wemans, o protesto possível é através da impugnação dos resultados.

Para já, o PCP vai esperar pelo apuramento geral para decidir se pede ou não a recontagem dos votos, disse esta tarde o líder Paulo Raimundo, no final da reunião do Comité Central do partido, que esteve a analisar os resultados da noite eleitoral.

Loading...

As eleições autárquicas deste domingo ditaram o pior resultado de sempre para a CDU que, das 19 câmaras municipais que tinha conquistado em 2021, passou para 12. O partido voltou a perder câmaras, ficando com apenas 12 autarquias e sem capitais de distrito.

Este foi um dos pontos em análise na reunião desta terça-feira do Comité Central. A CDU perdeu as capitais de distrito de Évora e Setúbal e, das 19 câmaras que tinha em 2021, só manteve oito: Barrancos, Cuba, Arraiolos, Silves, Avis, Palmela, Seixal e Sesimbra.

- Com Lusa