É oficial: o Reino Unido está fora da União Europeia, quase quatro anos depois do referendo que ditou o Brexit.
A saída concretizou-se às 23h00 de Londres (mesma hora em Lisboa). Um "casamento" de 47 anos que chega ao fim e, para que o "divórcio" não seja inteiramente litigioso, segue-se um período de transição que vigorará até 31 de dezembro.
Foi a 1 de janeiro de 1973 que o Reino Unido aderiu à então Comunidade Económica Europeia (CEE), mas, num referendo realizado em junho de 2016, a maioria dos britânicos preferiu sair do bloco.
O período de transição começa a contar a partir de agora e vai até 31 de dezembro de 2020, durante o qual o Reino Unido continua a respeitar as normas europeias e a fazer parte do mercado único europeu.
"THE FINAL COUNTDOWN"
No centro de Londres, milhares de britânicos juntaram-se para assinalar o momento simbólico. Em clima de euforia, com bandeiras e cânticos, saudaram este virar de página na história do país.
Um relógio projetado no número 10 de Downing Street fez a contagem decrescente até ao momento da saída.

SAÍDA CELEBRADA NAS RUAS
A noite fica marcada por vários festejos no Reino Unido. Na praça do Parlamento, em Londres, o partido do Brexit organizou um comício que contou com um discurso do eurocético Nigel Farage, um dos principais apoiantes do Brexit.
Vários edifícios governamentais foram iluminados a rigor para a ocasião.
O ADEUS DO PARLAMENTO EUROPEU AO REINO UNIDO
O momento de descida da bandeira em frente ao edifício do Parlamento Europeu estava previsto para as 24h00 de Bruxelas (23h00 em Lisboa e em Londres), mas acabou por acontecer por volta das 19h00.
O símbolo do Reino Unido foi retirado lentamente e posteriormente substituído pela bandeira da União Europeia, que perde "simbolicamente" uma estrela.

Boris Johnson pede "começo de uma nova era de cooperação"
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta sexta-feira, num discurso para marcar a saída do Reino Unido da UE, querer que este seja "o começo de uma nova era de cooperação" com a UE.
"Queremos que este seja o começo de uma nova era de cooperação amistosa entre a UE e um Reino Unido enérgico. Um Reino Unido que é simultaneamente uma grande potência europeia e verdadeiramente global no nosso alcance e ambições", salientou.