Esta semana decorre o julgamento de Julia Wandelt, uma jovem polaca que alegava ser Madeleine 'Maddie' McCann, a menina britânica desaparecida em 2007 na Praia da Luz, Portugal. Os pais de Madeleine testemunharam na quarta-feira, e esta quinta-feira foi a vez dos irmãos gémeos de Maddie, Amelie e Sean McCann, prestarem depoimento em tribunal.
Por videoconferência, Amelie McCann, de 20 anos, declarou ao juiz que Julia Wandelt enviou mensagens "assustadoras" sobre os "flashbacks" que alegadamente teve da sua infância, além de ter editado imagens para tentar evidenciar semelhanças familiares.
Tudo terá começado em janeiro do ano passado, quando Julia Wandelt enviou a primeira mensagem a Amelie McCann: "Olá... Sou uma rapariga que se tornou viral ao dizer que acha que é Madeleine McCann", segundo a Sky News. Além de mensagens através das redes sociais, a jovem polaca enviou também cartas para a residência dos McCann.
Nas mensagens que enviou, Julia Wandelt alegou ter memórias da sua infância, incluindo brincadeiras com Amelie e Sean McCann. Na altura do desaparecimento, Madeleine McCann estava a poucos dias de fazer quatro anos, e os seus irmãos gémeos tinham pouco mais de dois anos.
A irmã de Maddie McCann declarou em tribunal que Julia Wandelt lhe enviou fotografias nas quais aparecia ao seu lado: “Ela editou claramente as fotografias para me fazer parecer mais parecida com ela, o que foi perturbador.” Além disso, pediu ainda que Amelie e a sua mãe Kate McCann fizessem um teste de ADN.
Amelie McCann descreveu a atitude de Julia Wandelt como “perturbadora”, afirmando estar confiante de que ela não é sua irmã biológica: “Isso deixa-me bastante desconfortável, porque é muito assustador ela estar a dar esses detalhes e a tentar brincar com as minhas emoções.”
“Ela é polaca e tem família polaca que são os seus pais. Não fazia qualquer sentido para mim,” acrescentou.
Sean McCann prestou depoimento por escrito
Ao tribunal, Sean McCann disse que Julia Wandelt provocou um elevado nível de stress à sua família com as suas alegações, acrescentando que também recebeu mensagens, mas preferiu bloquear o perfil para não voltar a ser incomodado.
Embora admita sentir alguma culpa por suspeitar que a jovem possa ter problemas de saúde mental, considera perturbador que ela insista em ser a sua irmã Maddie, caso saiba que não o é.


