Os Estados Unidos apresentaram esta sexta-feira uma nova proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza, foi anunciado num comunicado conjunto de EUA, Egito e Qatar, citado pela agência Reuters.
Segundo o comunicado, a proposta “preenche as restantes lacunas de uma forma que permite a rápida implementação do acordo e é consistente com os princípios estabelecidos pelo Presidente Joe Biden, a 31 de maio”.
O anúncio surge no âmbito das negociações que decorreram em Doha, no Qatar, com o intuito de alcançar um acordo de cessar-fogo para o conflito em Gaza, e que foram entretanto interrompidas e serão retomadas na próxima semana, no Cairo (Egito).
Os esforços diplomáticos e os países mediadores estão concentrados em evitar uma guerra em larga escala no Médio Oriente e um conflito regional, após as ameaças do Irão a Israel.
As negociações de Doha contaram com a presença do diretor da CIA e dos mediadores do Qatar e do Egito. O Hamas não esteve presente, mas afirma que as negociações não respeitam o que foi acordado no dia 2 de julho e que não vai aceitar novas exigências de Israel.
O secretário de Estado norte-americano viaja para Israel no domingo e vai reunir-se com o primeiro-ministro Benjamim Netanyahu na segunda-feira. Antony Blinken deverá visitar ainda o Egito e o Qatar nas próximas semanas.