Conflito Israel-Palestina

Hamas reivindica disparo de 'rocket' contra Telavive

As sirenes de alerta de 'rockets' dispararam pelas 22:00 (20:00 de Lisboa) em Rishon LeZion, uma cidade a sul de Telavive.

Hamas reivindica disparo de 'rocket' contra Telavive
JACK GUEZ

O braço armado do Hamas, o movimento islamita palestiniano em guerra com Israel na Faixa de Gaza, reivindicou este domingo à noite o disparo de um 'rocket' contra Telavive, que o Exército israelita afirmou ter caído numa zona desabitada.

Segundo a Defesa israelita, as sirenes de alerta de 'rockets' dispararam pelas 22:00 (20:00 de Lisboa) em Rishon LeZion, uma cidade a sul de Telavive.

"Um projétil identificado como proveniente da Faixa de Gaza caiu sobre uma zona desabitada na região de Rishon LeZion", declarou o Exército israelita.

Este ataque do braço armado do Hamas a território israelita ocorre pouco depois de as delegações de Israel e do movimento islamita palestiniano terem, esta noite, abandonado o Cairo, após uma reunião com os mediadores do Qatar, Estados Unidos e Egito, que não resultou em progressos no sentido de um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Num comunicado a anunciar o seu regresso, o Hamas reiterou a sua rejeição das novas condições israelitas - entre as quais, a presença de tropas na fronteira egípcia - e o seu apoio ao plano proposto a 2 de julho pelos Estados Unidos.

Apesar de "estagnada", a ronda de negociações prosseguirá na segunda-feira.