O Hezbollah atacou esta segunda-feira Israel com um drone. Foi a primeira ação depois da escalada deste fim de semana.
Um ataque do Hezbollah a equipamento militar israelita com recurso a um drone, junto à fronteira. Israel tentou eliminar um operacional do Hamas do lado libanês. Foram as primeiras ações depois de um fim de semana muito quente.
Por agora, a tensão foi aliviada. Reconhecem fontes de ambos os lados, apoiados respetivamente por Irão e Estados Unidos.
Desde outubro, Washington forneceu mais de 50 mil toneladas de equipamento militar a Israel, o último pacote de ajuda é de 17 mil milhões dólares.
Só que o exército do Irão voltou a prometer uma vingança, seja diretamente iraniana, seja através de um dos eixos das resistência.
Em Gaza, mais um ataque de Israel, mais 7 mortos que se juntam ao balanço superior a 40 mil, desde o início da guerra.
O exército de Israel deu ordem de evacuação em Deir el-Balah, no centro da Faixa de Gaza. Recém-nascidos e feridos no hospital dos Mártires de Al-Aqsa foram retirados, mas o pessoal médico vai manter o edificio operacional.
A ONU suspendeu operações na zona.
O conflito no Médio Oriente vive-se também no Mar Vermelho. Os Houthis atacaram um petroleiro grego. Há três dias que o Sounion tem vários incêndios a bordo do navio que transporta 150 mil toneladas de petróleo.
A Força Naval da União Europeia na zona foi incapaz de impedir o ataque que representa um enorme risco para a navegação marítima e para o ambiente na zona.