A organização da Eurovisão vai colocar sob votação a participação de Israel no festival do próximo ano. A União Europeia de Radiodifusão confirmou que vai convidar os 68 países que fazem parte da organização para que seja decidida a entrada ou não de Israel no Festival Eurovisão da Canção de 2026.
A votação vai acontecer numa assembleia geral, marcada para o início do próximo mês de novembro. Se mais de 50% dos membros votarem contra a participação de Israel, o país será excluído do concurso de canções.
Entre os países que terão direito a voto estarão não só aqueles que entram como participantes no festival, mas todos os que pertencem à união de radiodifusão - incluindo países como a Tunísia, o Egito, a Turquia, a Argélia a Jordânia e o Líbano, adianta a BBC News.
A participação de Israel no Festival Eurovisão da Canção tem sido posta em causa devido à ofensiva do país em Gaza. Recorde-se que, após a invasão da Ucrânia pela Rússia, esta última foi excluída da competição.
Vários países já anunciaram que não farão parte da próxima edição do festival, se Israel se mantiver como participante.
Na edição deste ano, Israel ficou em segundo lugar na competição, tendo recebido o maior número de pontos por parte da votação do público, e só a votação do júri permitiu a vitória final da Áustria.