Consulta aberta

O perigo de limpar os ouvidos com cotonetes

Já todos ouvimos dizer que não se deve usar cotonetes, certo? Mesmo assim continuamos a fazer “ouvidos moucos”, mas o assunto é sério. Está na altura de ficar a conhecer os vários riscos de limpar os ouvidos com cotonetes.

Loading...

Um questionário realizado nos centros de saúde em Inglaterra mostrou que 68% dos inquiridos usava cotonetes para limpar os ouvidos. É provável que em Portugal os números não sejam muito diferentes.

Um estudo que analisou lesões nos ouvidos de mais de duzentas mil crianças entre 1990 e 2010 concluiu que em 70% dos casos o problema tinha sido causado pela tentativa de limpar o ouvido.

Vamos, então, perceber quais os perigos que estão por detrás deste hábito.

A cera que temos no ouvido tem várias funções, para além de lubrificar o canal auditivo, é quase como um filtro que impede que a sujidade chegue ao interior do ouvido. As bactérias ou outros microrganismos ficam presos nesta substância viscosa e assim se evita que cresçam e provoquem otites. Mas há mais riscos.

É também importante saber que, além do uso de cotonetes, há algumas mezinhas que por vezes são usadas para limpar os ouvidos que estão absolutamente contra indicadas. Fique a saber mais no vídeo da Consulta Aberta desta semana.

E não, a cera não fica dentro do ouvido para sempre. Tanto os meus como os seus ouvidos têm um sistema de autolimpeza que expulsa naturalmente a cera produzida.

Sabe os tapetes rolantes dos aeroportos, onde esperamos que a nossa mala chegue? É um bocadinho como a cera no nosso ouvido. Nunca sabemos bem quando, mas na maioria das vezes ela vai saindo.