Consulta aberta

Toma calmantes ou ansiolíticos? Saiba os cuidados a ter

Os conselhos da médica Margarida Graça Santos na Consulta Aberta.

Loading...

Portugal está entre os países com maiores taxas de consumo de benzodiazepinas, vulgarmente conhecidas como calmantes ou ansiolíticos. E embora sejam medicamentos inegavelmente úteis em certas situações, o uso indiscriminado e prolongado tem riscos significativos, tornando essencial saber quando e como devem ser usados.

São frequentemente referidos como calmantes, hipnóticos, ou ansiolíticos porque, de facto, fazem com que se sinta mais relaxado, reduzindo a ansiedade e podendo ser úteis em casos de sofrimento psicológico muito intenso, como ataques de pânico, ou, por outro lado, no caso de insónias agudas em que outras opções não farmacológicas não estão a funcionar.

Uso por tempo limitado

Apesar de poderem ser eficazes, seguros e bem tolerados, o uso destes medicamentos não deve ultrapassar as 4 a 12 semanas, sempre cumprindo a dose e forma de tomar aconselhadas

Para quem já toma benzodiazepinas há muito tempo, é essencial não parar repentinamente. O ideal é um desmame gradual, acompanhado por um médico, para minimizar sintomas de abstinência e garantir que o processo é feito de forma segura.

A toma destes medicamentos pode ser muito útil, mas rapidamente se torna um problema de saúde pública se não tivermos os cuidados necessários para prevenir a sua dependência.