Coronavírus

OMS convoca peritos para analisar se pneumonia viral da China é emergência internacional

Confirmada 4.ª vítima mortal do novo coronavírus que começou por estar circunscrito a um mercado do centro da China e já chegou a Pequim e Shenzhen, mas também à Tailândia, ao Japão e à Coreia do Sul.

OMS convoca peritos para analisar se pneumonia viral da China é emergência internacional
Ahmad Masood

Na China, o Coronavírus já fez 4 mortos

O último caso foi registado este domingo: um homem de 89 anos morreu em Wuhan, a cidade onde começou por estar circunscrito este novo tipo de coranvírus no centro da China que já infetou mais de 200 pessoas.

A comissão de saúde diz que o homem morreu depois de ter apresentado dificuldades respiratórias.

O coronavírus foi ainda detetado nas cidades chinesas de Pequim e Shenzhen, mas já alastrou além fronteriras: à Tailândia, ao Japão e à Coreia do Sul.

Há já mais de 200 infetados confirmados e o número deverá subir por causa das celebrações do ano novo chinês que levam milhares de pessoas ao país.

A Organização Mundial de Saúde recomenda a quarentena para todos os turistas que tenham estado na China.

OMS convoca reunião para avaliar se surto de novo coronavírus é emergência internacional

A Organização Mundial de Saúde (OMS) convocou para quarta-feira uma reunião de peritos para avaliar se o surto de coronavírus na China constitui uma emergência de saúde pública internacional, anunciou hoje a instituição em comunicado.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, convocou o Comité de Emergência da organização para que avalie esta possibilidade e as recomendações a seguir se for declarada a emergência de saúde pública internacional, aplicável às epidemias mais graves.

A reunião foi agendada depois de conhecido um aumento significativo de casos de infeção respiratória (pneumonia) por um novo coronavírus (um grupo de vírus), que ultrapassam os 200, incluindo três mortes, a maioria na cidade chinesa de Wuhan.