Coronavírus

17 portugueses querem sair da China por causa do coronavírus. Governo garante que será "para breve"

Governo não confirma a data de regresso dos portugueses, mas o jornal Público diz que deverão embarcar no segundo voo de sexta-feira, fretado pela União Europeia.

Loading...

Os portugueses que vivem em Wuhan, na China, devem começar a ser retirados da cidade na sexta-feira. A notícia é avançada pelo jornal Público mas não foi confirmada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, que diz apenas que serão repatriados "em breve".

O Governo não adianta também quantas pessoas querem regressar a Portugal mas a agência Lusa cita uma fonte europeia, que apresentada dados do governo português, que diz que serão 17 os portugueses que mostraram vontade de sair do país.

Ainda assim, alguns não tencionam sair da China. É o caso de Rui Severino, treinador de cavalos, que não quer abandonar a equipa com quem trabalha e que acredita que as autoridades sanitárias chinesas vão resolver o problema.

Por cá, a ministra da Saúde garante que serão cumpridos todos os protocolos no transporte e na chegada dos portugueses.

Os operadores turísticos estão a desaconselhar neste momento "viagens não essenciais" à China e já suspenderam viagens até abril. A TAP, apesar de não viajar diretamente para o país, diz que está preparada para "reagir".

Veja também: