A fábrica da Airbus A320 em Tianjin, perto de Pequim, foi fechada por tempo indeterminado devido à crise de saúde causada pelo coronavírus, anunciou esta quarta-feira o grupo aeronáutico europeu.
"As restrições de viagem ao país e a nível internacional colocam desafios logísticos. O local da montagem final de Tianjin está atualmente fechado", adiantou um porta-voz da Airbus.
As instalações de Tianjin "já estavam fechadas para as celebrações do Ano Novo Chinês e a reabertura foi adiada" devido à propagação do coronavírus, disse o porta-voz.
"A Airbus está a monitorizar de perto o desenvolvimento da situação do coronavírus e está a implementar as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS)", de acordo com o fabricante europeu de aviões, que afirma que está a ser afetado "globalmente".
"A Airbus China está a seguir os pedidos do Governo chinês por teletrabalho, que o grupo está a facilitar com equipamentos informáticos, para que os funcionários de todos os locais, incluindo de Tianjin, não precisem de viajar", lê-se no comunicado.
Além da linha de montagem final de Tianjin, a Airbus possui outras duas em Toulouse para a construção de aviões da família A320 (A319, A320 e A321) e vai instalar uma terceira em 2021.
O grupo também possui linhas de montagem final desta família A320 no norte da Alemanha, em Hamburgo (quatro), e no sul dos Estados Unidos, em Mobile (uma).
A capacidade de produção da fábrica de Tianjin deve chegar a seis aviões por mês no final de 2020, de acordo com a Airbus.
Também se espera que a fábrica produza acessórios para o interior e se torne um centro de entrega para clientes do A350 widbody em 2021.
A Airbus entregou 863 aviões em 2019, o maior número da história, incluindo 642 da família A320.
Pelo menos 490 pessoas com o novo coronavírus 2019-nCoV morreram na China continental (excluindo Hong Kong e Macau), a maioria nas províncias de Wuhan e Hubei, de acordo com um relatório oficial divulgado esta quarta-feira.
Veja também:
- Visitantes do continente chinês vão 14 dias de quarentena em Hong Kong
- Ativista ambiental alerta para perigo de máscaras descartadas nas ruas de Macau
- Instituto Pasteur de Dacar partilha conhecimento sobre coronavírus com especialistas da região
- Organização dos Jogos Olímpicos "muito preocupada" com possível impacto do coronavírus
- Coronavírus: DGS avisa que não é necessário uso de máscaras em Portugal