Coronavírus

Comandante ao serviço da TAP infetado com novo coronavírus

Um comandante da White Airways que estava ao serviço da TAP Express e que realizou o voo TP1007 Madrid-Porto do dia 10 de março foi diagnosticado, no mesmo dia, com teste de coronavírus positivo pelo Hospital de São João, no Porto.

Saiba mais...

O comandante está com um estado de saúde estável.

De acordo com os parâmetros definidos pelas autoridades de saúde e as características técnicas do avião, as empresas garantem que não existe risco de contágio para os passageiros, já que o sistema de ventilação do cockpit é independente do resto da cabina.

O co-piloto e a chefe de cabina que trabalharam com o comandante nos voos desse dia estão em isolamento e a ser acompanhados pelas autoridades de saúde que estão articuladas com os serviços clínicos da UCS.

O avião, um ATR 72, foi submetido a todos os procedimentos de higienização e desinfeção previstos nos planos de contingência, após o que a aeronave foi libertada para serviço pelas autoridades de saúde.

Veja também:

  • 3:13
  • Covid-19: os números da vacinação em Portugal e no Mundo

    Vacinar Portugal

    Já foram aplicadas mais de 1 milhão de doses de vacina em Portugal e o destino da maioria foi para pessoas com mais de 80 anos. O ritmo médio semanal dos últimos dias abrandou ligeiramente. Portugal é agora o 8.º país da União Europeia com mais doses administradas (14.ª se considerarmos os Estados-membros com mais vacinas completas). Veja os gráficos interativos do maior e mais rápido processo de vacinação mundial (pelo menos 101 países já o iniciaram)

    Bruno Castro Ferreira e Sofia Miguel Rosa