Coronavírus

Covid19: Nova Iorque declara estado de emergência

Mike Segar

Disneyland na Califórnia fecha no sábado.

Especial Coronavírus

O presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, declarou hoje o estado de emergência naquela cidade norte-americana, enquanto a Disneyland, na Califórnia, vai encerrar ao público no sábado, medidas anunciadas para combater a doença Covid-19.

O presidente do município de Nova Iorque adiantou que estas medidas excecionais que visam combater a propagação do novo coronavírus podem estender-se "durante alguns meses", citado pela agência espanhola Efe.

Esta decisão, que concede poderes especiais às autoridades locais, adiciona-se à declaração anunciada hoje pelo governador do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo.

Andrew Cuomo proibiu qualquer atividade ou evento com mais de 500 participantes, decisão que levou ao encerramento de teatros e recintos desportivos.

O parque de diversões Disneyland, em Anaheim, no estado da Califórnia, também anunciou hoje que vai encerrar ao público a partir de sábado (14 de março).

De acordo com um comunicado divulgado hoje pela empresa, citado pela agência Associated Press, a Disneyland Park e a Disney Califórnia Adventure Park vão estar encerrados até ao final do mês, apesar de ainda não terem sido registados casos de infeção naquelas instalações.

A decisão foi tomada na sequência de uma avaliação feita junto do governador daquele estado, Gavin Newson, que decidiu limitar concentrações de mais de 250 pessoas.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 125 mil pessoas, com casos registados em cerca de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.

SIGA AO MINUTO AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE O SURTO DE COVID-19

Veja mais:

  • Número de recuperados da Covid-19 em Portugal quase duplica

    Coronavírus

    O último balanço da DGS dá conta de 311 mortes e 11.730 casos de Covid-19 em Portugal. São mais 16 óbitos e 452 infetados em relação a ontem. A taxa de aumento diário de casos é de 4%, a mais baixa desde o início da pandemia. O número de recuperados subiu de 75 para 140. Nas últimas 24 horas, Espanha registou mais 637 mortes associadas ao novo coronavírus, o valor mais baixo num só dia desde 24 de março. Siga aqui ao minuto as últimas informações sobre a pandemia.

    Direto

    SIC Notícias