Coronavírus

Adiados grandes prémios de Fórmula 1 do Bahrain e do Vietname

Nguyen Huy Kham

Cenário deixa em suspenso as quatro primeiras corridas do Mundial de Fórmula 1.

Especial Coronavírus

Os grandes prémios de Fórmula 1 do Bahrain e do Vietname, previstos para 22 de março e 5 de abril, respetivamente, foram adiados, sem nova data marcada, devido à pandemia do novo coronavírus Covid-19.

Um cenário que deixa em suspenso as quatro primeiras corridas do Mundial de Fórmula 1, depois de já ter sido cancelado o Grande Premio da Austrália, cujos treinos teriam início esta sexta-feira e a corrida seria no domingo.

"Depois da confirmação de que um membro da equipa McLaren Racing Team deu positivo a Covid-19 e a decisão de a equipa se retirar do GP da Austrália, a FIA e a Fórmula 1 convocaram uma reunião com os restantes nove diretores de equipa na quinta-feira à noite. Estas discussões terminaram com uma opinião maioritária das equipas de que a corrida não deveria se realizar. A FIA e a Fórmula 1, com o total apoio da Australian Grand Prix Corporation, tomaram a decisão de cancelar toda a atividade de F1 para o GP da Austrália", comunicou na quinta-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA).

A quarta prova suspensa é o Grande Prémio da China, que estava agendado para 19 de abril.

"A Fórmula 1 e a FIA continuam a trabalhar, em estreita colaboração com os promotores no Bahrain e no Vietname, com as autoridades locais no seguimento da situação, para estudar a viabilidade de outras datas para cada um dos grandes prémios, se a situação melhorar", referem os dois organismos, em relação às segunda e terceira provas do Mundial.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro de 2019, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.

Veja também:

  • 380 mortos e mais de 13 mil casos de Covid-19 em Portugal

    Coronavírus

    O último balanço da DGS dá conta de 380 mortes e 13.141 casos de Covid-19 em Portugal. São mais 35 óbitos e 699 infetados em relação a ontem. A região Norte continua a ser a mais afetada, com 7.386 casos e 208 vítimas mortais. Há mais doentes internados mas menos casos em Unidades de Cuidados Intensivos, uma redução que se regista pela primeira vez desde o início da pandemia. Siga aqui ao minuto as últimas informações.

    Direto

    SIC Notícias

  • Especialistas dizem que contenção está a resultar em Portugal
    3:31