Coronavírus

Liga Mundial de Surf suspende 1.ª etapa do circuito mundial e eventos de março

ERIC THAYER

Há duas etapas portuguesas em causa.

Especial Coronavírus

A Liga Mundial de Surf (WSL) cancelou hoje a primeira etapa do circuito mundial, na Austrália, que conta com o português Frederico Morais, e todos os eventos em março, devido "à evolução rápida" da pandemia do Covid-19.

Esta decisão é baseada em orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que declarou que a Covid-19 é agora uma pandemia global, bem como governos e autoridades locais de saúde pública onde os eventos estão agendados para decorrer.

"O novo coronavírus [Covid-19] está a ter enormes consequências para eventos desportivos e reuniões de todos os tipos em todo o mundo, e nós não somos diferentes", disse em comunicado o presidente-executivo da WSL, Erik Logan.

Dos 13 eventos que integram o calendário da WSL para o período em causa, três foram cancelados e 10 foram adiados para datas a designar, entre os quais as etapas portuguesas do Caparica Surf Fest Pro, de 30 de março a 04 de abril, e do Longboard Pro Espinho, de 28 de março a 05 de abril.

"Não tomamos esta decisão de ânimo leve, pois sabemos que tem um impacto significativo na comunidade mundial do surf. No entanto, a saúde e a segurança dos nossos atletas, adeptos e funcionários são fundamentais", refere Erik Logan.

Do ponto de vista da responsabilidade social, Logan alerta para o papel que os eventos podem desempenhar na aceleração da propagação do vírus e afirma que a WSL está em contacto próximo com os atletas e sente que "esta é a coisa certa a fazer".

"A natureza fluida dessa situação está a forçar-nos a avaliar as coisas dia a dia e até hora a hora. À medida que isto continuar a evoluir, continuaremos também nós a adaptar e a tentar tomar as decisões todos os dias", disse Erik Logan.

Com base nas informações disponíveis neste momento, a WSL, que implementou um protocolo de segurança para as provas que se encontram a decorrer, não está a cancelar nenhum evento adicional além desse período (mês de março).

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.

  • 160 mortes e 7.443 casos de Covid-19 em Portugal

    Coronavírus

    O último balanço da DGS dá conta de 160 mortes e 7.443 infetados com o novo coronavírus em Portugal. Mais 20 óbitos e 1.035 casos em relação a ontem. Nas últimas 24 horas, Espanha registou mais 849 mortes por Covid-19, o valor mais alto num só dia desde o início da pandemia. O balanço de vítimas em território espanhol ascende agora a 94.417 infetados e 8.189 vítimas mortais. Siga aqui ao minuto as últimas informações sobre a pandemia.

    Direto

    SIC Notícias