A icónica igreja parisiense Basílica do Sacre Coeur fechou hoje portas pela primeira vez desde a sua abertura em 1914, por ser um dos sítios mais turísticos da capital. O anúncio do fecho deste espaço de culto foi feito por Jean Laverton, reitor da Basílica do Sacre Coeur.
"A Basílica é em primeiro lugar um grande santuário, mas também um dos monumentos mais visitados de Paris. Assim, após as últimas indicações governamentais e obedecendo à quarentena, todos os monumentos estão fechados ao público", indicou o responsável por esta igreja católica.
As igrejas em França estão abertas, mas limitadas a um número máximo de 20 crentes no interior, segundo as indicações do Governo.
A Igreja Católica em França também anunciou que missas e outros serviços religiosos foram suspensos e as celebrações vão passar a ser feitas através das redes sociais.
Os números do cornavírus
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 220 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.900 morreram. Das pessoas infetadas, mais de 85.500 recuperaram da doença.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 176 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia. O continente europeu é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, com a Itália, com 2.978 mortes em 35.713 casos, a Espanha, com 767 mortes (17.147 casos) e a França com 264 mortes (9.134 casos).
Mapa interativo mostra em tempo real os países afetados pelo coronavírus
Veja também:
- Histórias de vida de trabalhadores portugueses em França que estão de regresso
- Covid-19: Multadas mais de 4.000 pessoas por violarem quarentena em França
- Covid-19: Emigrantes estão a regressar a casa
- Modelo do estado de emergência de Portugal é idêntico ao de Espanha e França