Coronavírus

Governo aprova medidas excecionais de proteção dos postos de trabalho

Sherwin Crasto

O anúncio foi feito pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.

Especial Coronavírus

O Governo aprovou hoje o decreto-lei que estabelece medidas excecionais de proteção de postos de trabalho, como a redução temporária do período normal de trabalho ou suspensão de contrato de trabalho.

O anúncio foi feito pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, em conferência de imprensa, no final de uma reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa.

O novo regime está acessível a "empresas ou estabelecimentos cujo encerramento total ou parcial tenha sido decretado por decisão das autoridades políticas ou de saúde" e a empresas cuja paragem, total ou parcial, da sua atividade "resulte da interrupção das cadeias de abastecimento globais, ou a suspensão ou cancelamento de encomendas".

Também podem aceder as empresas que registem uma "queda acentuada de, pelo menos, 40% da faturação, por referência ao mês anterior ou período homólogo".

Durante o período de redução ou suspensão do contrato de trabalho e nos 60 dias seguintes à sua aplicação, "o empregador não pode cessar contratos de trabalho, através de despedimento coletivo ou por extinção do posto de trabalho, relativamente aos trabalhadores abrangidos pelas medidas de apoio", acrescentou o executivo.

Veja também:

  • Eurogrupo chega a acordo inédito para enfrentar a pandemia

    Coronavírus

    Ministros das Finanças europeus chegaram a acordo sobre "pacote de dimensões sem precedentes" para fazer face à crise. Nas escolas, está definida a estratégia de funcionamento do 3º período. A Covid-19 causou 1.783 mortes nos EUA, nas últimas 24 horas. Portugal contabiliza 409 mortes e 13.956 infetados. Siga aqui as últimas notícias sobre o novo coronavírus.

    Direto

    SIC Notícias