Coronavírus

Hospital das Forças Armadas do Porto recebe 17 idosos infetados

Os idosos são provenientes do lar Geriabranca, onde foram registadas duas mortes devido ao novo coronavírus.

Hospital das Forças Armadas do Porto recebe 17 idosos infetados
PEDRO SARMENTO COSTA

Um grupo de 17 idosos de um lar de Albergaria-a-Velha que estão infetados com covid-19 deu este domingo entrada no Hospital das Forças Armadas, no Porto, na sequência de um pedido da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Segundo o comunicado divulgado pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas, os idosos "acamados, em cadeiras de rodas e autónomos com mobilidade" foram transportados para a unidade hospitalar portuense em seis ambulâncias de diferentes autarquias da região.

Os idosos são provenientes do lar Geriabranca, onde foram registadas duas mortes devido ao novo coronavírus.

A primeira vítima mortal do lar Geriabranca foi uma mulher de 89 anos que morreu na segunda-feira, quando estava internada no Hospital de Aveiro. A segunda morte de um utente ocorreu já na sexta-feira e foi confirmada pelo presidente da câmara de Albergaria-a-Velha, António Loureiro.

Com o "devido acompanhamento médico em enfermarias de isolamento", estes 17 idosos juntaram-se, assim, aos outros 40 de Vila Nova de Famalicão e Vila Real que chegaram ao Hospital das Forças Armadas na semana passada.

Veja também:

Os números do coronavírus

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 667 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 31.000. Dos casos de infeção, pelo menos 134.700 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 119 mortes, mais 19 do que na véspera (+19%), e registaram-se 5.962 casos de infeções confirmadas, mais 792 casos em relação a sábado (+15,3%).