O Presidente dos Estados Unidos anunciou esta terça-feira que vai suspender o financiamento à Organização Mundial de Saúde. Donald Trump acusa a organização de falhas na forma como lidou com a pandemia de Covid-19.
"Ordeno a suspensão do financiamento para a Organização Mundial da Saúde enquanto estiver a ser conduzido um estudo para examinar o papel da OMS na má gestão e ocultação da disseminação do novo coronavírus", disse.
Há uma semana, Trump tinha ameaçado suspender as contribuições à Organização Mundial de Saúde. “Pagámos a maior fatia do dinheiro que a OMS tem e têm estado enganados sobre uma série de coisas”, disse na altura.
Em declarações aos jornalistas, Donald Trump acusou a instituição de favorecer a China e de não ter percebido mais cedo como é que a pandemia da Covid-19 se iria desenvolver a nível global.
-
Autoridades temem surtos de sarampo por causa da pandemia de Covid-19
-
Covid-19: Morreram 204 pessoas nas últimas 24 horas no Brasil
O coronavírus já matou 123.920 pessoas e infetou quase dois milhões em todo o mundo desde dezembro. Os países com mais óbitos nas últimas 24 horas são os Estados Unidos, com 1.802 novas mortes, o Reino Unido (778) e a França (762).
Os Estados Unidos, que registaram sua primeira morte ligada ao coronavírus no final de fevereiro, são atualmente o país mais afetado em termos de número de mortes e casos, com 24.737 mortes para 592.743 casos.