Estado de emergência vai ser levantado. Marcelo espera que não seja preciso voltar atrás
JOSE SENA GOULAO

Coronavírus

Estado de emergência vai ser levantado. Marcelo espera que não seja preciso voltar atrás

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que o estado de emergência em Portugal não será renovado. O Presidente da República reiterou, no entanto, que este levantamento não representa "o fim do surto" e referiu que o país vai entrar numa nova fase de combate à pandemia. Quanto à reabertura do país, há especialistas que defendem que as medidas devem ser adaptadas a cada realidade e região. Portugal deverá entrar em estado de calamidade a partir de 3 de maio. A decisão passa a depender em exclusivo do Governo e vai implicar medidas de restrição que vão continuar apertadas. O último balanço da DGS dá conta de 948 mortes e 24.322 casos de Covid-19 em Portugal. Siga aqui as últimas informações sobre a Covid-19.

Todo o direto

Investigadores encontram coronavírus em esgotos do estado do Rio de Janeiro

Estado de emergência vai ser levantado. Marcelo espera que não seja preciso voltar atrás
Silvia Izquierdo

Investigadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciaram que detetaram material genético do novo coronavírus em esgotos do município de Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro.

"Os resultados iniciais evidenciam a eficácia da metodologia na ampliação da vigilância de propagação do novo coronavírus. Na primeira semana, foi possível detetar material genético do novo coronavírus em amostras de esgotos em cinco dos 12 pontos de recolha", indicou em comunicado a Fiocruz, instituição brasileira de referência no controlo de epidemias.

O objetivo do estudo, desenvolvido em parceria com a prefeitura de Niterói, é acompanhar o comportamento da disseminação do vírus ao longo da pandemia de Covid-19.

Segundo a Fundação, evidências científicas recentes mostram que o novo coronavírus é excretado em fezes. Dessa forma, o projeto utiliza a análise de amostras de esgotos como um instrumento de vigilância, permitindo identificar regiões com presença de casos da doença, "mesmo os ainda não notificados no sistema de saúde".