Coronavírus

Conselho de Ministros decide sobre festivais de verão

Ana Geraldes

Ana Geraldes

Jornalista

Em cima da mesa, estão ainda diplomas sobre a retoma das aulas e o alargamento dos apoios sociais.

Saiba mais...

É um "plano progressivo", dentro "que é possível fazer" "de maio a junho", antecipou a ministra da Cultura depois de uma reunião com os principais promotores de festivais de verão em Portugal. A decisão mais que esperada é que, em 2020, sejam cancelados. Alguns já anunciaram adiamentos, mas outros aguardam por aquilo que vai ser decidido pelo Governo.

Do Conselho de Ministros desta quinta-feira, deve sair também um diploma com algumas regras para o regresso às aulas para os alunos dos 11º e 12º anos, previsto para o dia 18 de maio. Foi, pelo menos, o que adiantou o secretário de Estado Adjunto do Primeiro-ministro, Tiago Antunes, numa entrevista ao Público e Rádio Renascença, garantido que "esta semana", as escolas já devem receber as orientações e deixando desde logo a resposta aos pais que dizem não se sentir confortáveis com o regresso às escolas dos filhos: quem não for às aulas, não terá falta injustificada.

A reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira acontece imediatamente antes do debate quinzenal, com a presença de António Costa no Parlamento e um dia depois do primeiro-ministro ter anunciado o alargamento de apoios sociais a trabalhadores em situações que considerou que eram "uma lacuna", como o caso dos sócios-gerentes de empresas. Algo em que a oposição tem vindo a insistir e que, depois de aprovado pelo Governo, deve voltar a ser falado no debate parlamentar.

ACOMPANHE AQUI AO MINUTO AS INFORMAÇÕES SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

ESPECIAL CORONAVÍRUS

  • "Quando estou com os avós sinto-me feliz"

    Desafios da Mente

    As investigações apontam que as crianças que têm avós envolvidos na prestação de cuidados podem ter melhores índices de saúde mental, como uma redução do risco de sintomas depressivos e de comportamentos desviantes, bem como melhor desenvolvimento cognitivo. Em Portugal, o Dia dos Avós celebra-se a 26 de julho. A data foi instituída pela Assembleia da República, em 2003.

    Mauro Paulino