Coronavírus

Movimento "Todos Por Quem Cuida" angaria mais de um milhão de euros num mês

ANDRE KOSTERS

Angariação permitiu comprar material que já está a chegar aos hospitais.

Especial Coronavírus

O movimento "Todos Por Quem Cuida" angariou mais de um milhão de euros num mês, tendo já distribuído 40 mil máscaras, cinco mil viseiras e mais de 500 litros de gel desinfetante, entre outros equipamentos, foi hoje anunciado.

Segundo o movimento, "estão também a ser distribuídas a todos os hospitais do país as câmaras de proteção que reduzem o risco de contágio pelo novo coronavírus e outros agentes infecciosos".

"Em apenas um mês, o movimento 'Todos Por Quem Cuida' angariou mais de um milhão de euros, reuniu diverso equipamento hospitalar e de proteção individual, tal como outros materiais determinantes e que estão a fazer a diferença na segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses", adianta em comunicado.

Os donativos permitiram, por exemplo, adquirir 500 câmaras de proteção profissional ao ato de entubação e extubação que já começaram a ser entregues a todos os hospitais do país do Serviço Nacional de Saúde e dos setores social e privado.

"Este equipamento funciona como uma barreira física entre o doente e os profissionais, diminuindo significativamente o risco de contágio pelo novo coronavírus e outros agentes infecciosos", refere o movimento que nasceu para entregar material determinante para a segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses durante a pandemia da covid-19.

De acordo com o comunicado, as primeiras câmaras foram entregues no dia 27 de abril ao Hospital de Santo António, no Porto, e estão a ajudar a retomar a atividade cirúrgica com mais segurança.

Até ao momento, o movimento já distribuiu 40 mil máscaras (cirúrgicas e FFP2), 5,5 mil viseiras, 360 colchas e mais de 550 litros de gel antisséptico.

Entre os beneficiários das dádivas encontram-se hospitais públicos, instituições particulares de solidariedade social, entidades particulares de saúde, também as forças de segurança, bombeiros, cuidadores, entre outras profissões chamadas a combater a COVID-19.

A iniciativa criada pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da Aapifarma -- Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e de outras instituições da sociedade civil, continuando a receber diariamente "o apoio de inúmeras entidades e pessoas".

Os contributos podem realizar-se através de transferência bancária para a Conta Solidária "Todos Por Quem Cuida" e os donativos em espécie e os pedidos de apoio podem ser comunicados à Comissão de Acompanhamento através dos endereços de correio eletrónico [email protected] e [email protected]

O movimento responde a "um apelo nacional e materializa a resposta de todos os que desejam apoiar quem cuida, reconhecendo que esta crise só será ultrapassada com a participação, a solidariedade e a união de todos".

Siga aqui ao minuto toda a informação sobre a Covid-19