Depois da interrupção das atividades letivas devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, as aulas presenciais do 11º e 12º anos e 2º e 3º anos dos cursos de dupla certificação do ensino secundário, as creches e as amas retomaram as suas atividades, na segunda-feira, e a DGS publicou um manual com as medidas preventivas que deverão ser adotadas por toda a comunidade escolar, a fim de evitar a propagação do vírus.
Na escola:
- Os alunos devem ser organizados em grupos e manter esta organização enquanto permanecem na escola;
- Cada grupo deve ter horários, intervalos e refeições organizados de forma a evitar o contacto com os restantes grupos;
- Cada grupo deve estar restrito a uma zona da escola;
- Devem ser encerrados os espaços desnecessários à atividade letiva.
Os estabelecimentos de ensino devem assegurar os produtos de higienização e de desinfeção, como álcool, sabão líquidos e toalhetes de papel - uma vez que deve ser evitado o uso de toalhas de tecido.
- Todos devem manter uma distância de 1,5/2 metros.
Toda a comunidade escolar deve manter as portas de acesso abertas, de forma a evitar o manuseamento repetido por várias pessoas, higienizar as mãos à entrada e saída do recinto escolar e utilizar máscara durante a atividade letiva, assim como em todos os espaços do recinto escolar.
Se um aluno ou profissional tiver sintomas sugestivos de Covid-19, como febre ou tosse ou dificuldade respiratória, deve abster-se de ir para o espaço escolar e ser avaliado clinicamente.
- Devem ser organizados horários desfasados entre grupos/turmas.
- O acesso ao espaço escolar deve ser limitado a pessoal docente e não docente e alunos.
Creches e amas:
- As crianças e funcionários devem ser organizados em salas fixas.
- À chegada e saída da creche, as crianças devem ser entregues/recebidas individualmente.
- Deve ser mantida a mesma sala de atividades para cada turma.
- Nas salas em que as crianças se sentem ou circulam no chão, devem deixar o calçado à entrada.
Relativamente aos brinquedos, devem ser removidos das salas e os que forem usados têm de ser regulamente lavados - pelo menos duas a três vezes por dia.