Mesmo cumprindo o distanciamento social, o uso de máscara passa a ser obrigatório em toda a Catalunha, inlcuindo nas regiões com uma situação epidemiológica considerada estável.
A medida surge como resposta do governo da Generalitat à crise sanitária que se instalou em Lérida, onde mais de 210 mil pessoas estão em confinamento obrigatório.
O uso de máscara era obrigatório apenas quando não podia ser cumprida a distância de segurança de 1,5 metros entre as pessoas, mas a partir de agora toda a gente tem de sair de casa com a máscara posta.
Poderá retirá-la para realizar atividades que sejam incompatíveis com a proteção do nariz e da boca mas essas exceções estão ainda por clarificar.
Certo é que há uma multa de 100€ para quem está na rua ou em espaços públicos fechados sem máscara.
O governo de Quim Torra tenta assim conter o surto em Lérida e impedir novos focos de infeção na Catalunha, numa altura em que a situação se agrava no país. Pouco mais de duas semanas depois de o estado de emergência ter terminado em Espanha, registou-se o maior aumento de novos casos desde maio. Mais 257 pessoas foram dadas como infetadas em 24 horas, esta 4ª feira.