Coronavírus

Madeira regista três novos casos de Covid-19

O arquipélago regista agora um total de 105 casos confirmados.

Governo Regional da Madeira reabre as praias, complexos balneares e acessos ao mar da região.
Governo Regional da Madeira reabre as praias, complexos balneares e acessos ao mar da região.
HOMEM DE GOUVEIA

A Madeira registou três novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 10 o número de doentes ativos e para 105 o total registado no arquipélago, indicou esta sexta-feira o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

"Hoje, há três novos casos positivos para Covid-19 a reportar na região, tratando-se de três residentes no concelho de Machico [zona leste da ilha] , que se encontravam em acompanhamento pelas autoridades de saúde por serem contactos próximos de um caso positivo importado diagnosticado recentemente", disse a vice-presidente do IASAÚDE, Bruna Gouveia, em videoconferência, no Funchal.

O arquipélago regista agora um total de 105 casos confirmados, dos quais 95 são recuperados.O primeiro caso foi assinalado em 16 de março.

"Os 10 casos de infeção ativos consistem em sete casos importados e identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas na Unidade de Rastreio de Covid-19 no Aeroporto da Madeira e três são os casos hoje notificados de transmissão local", disse Bruna Gouveia.

A responsável do IASAÚDE esclareceu que estas três pessoas são todas do mesmo agregado familiar e partilharam o domicílio.

Oito dos doentes ativos encontram-se em isolamento numa unidade hoteleira requisitada pelo Governo Regional e dois permanecem em casa, sem necessidade de cuidados hospitalares.

Bruna Gouveia indicou, por outro lado, que 11.513 viajantes foram já sujeitos ao teste da Covid-19 nos aeroportos da Madeira e Porto Santo, do total de cerca de 21.000 que desembarcaram deste a entrada em vigor da operação de rastreio, em 01 de julho.

Nesta data, o Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP, substituiu o regime de quarentena pela obrigatoriedade de os passageiros apresentarem um teste negativo realizado até 72 horas antes do início da viagem, ou, então, a efetuá-lo à chegada.

Os viajantes são também monitorizados através de uma aplicação, designada 'MadeiraSaveToDiscover', na qual já estão registadas mais de 30.000 pessoas.

Atualmente, 11.303 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde do arquipélago, das quais 4.767 encontram-se em vigilância ativa.

Em Portugal, morreram 1.712 pessoas das 49.692 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 627 mil mortos e infetou mais de 15,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.