Maria João Brito, pediatra e diretora da Unidade de Infeciologia do Hospital Dona Estefânia, esteve quinta-feira na Edição da Noite, da SIC Notícias, para falar sobre o estudo que diz que as crianças com Covid-19 contagiam mais do que os adultos com a doença.
A pediatra considera que o estudo tem de ser interpretado com "prudência" e destaca outras investigações feitas pela Europa que não chegaram aos mesmos resultados.
Maria João Brito diz que, neste momento, não há nenhuma criança internada com Covid-19 no Hospital Dona Estefânia e fala sobre o MIS, "uma complicação da Covid que atinge apenas a idade pediátrica e o jovem adulto".
A pediatra revela ainda que sempre foi defensora do regresso das crianças às escolas e às creches:
"Nós não podemos viver confinados para sempre. Nem as crianças, nem os adultos. Mas as crianças estão numa fase muito importante da sua vida e precisam de se desenvolver."
Um estudo divulgado esta quinta-feira conclui que as crianças têm um papel mais importante na propagação comunitária da covid-19 do que se julgava, com cargas virais superiores às dos adultos doentes, mas permanecendo assintomáticas.