O Governo espanhol declarou esta sexta-feira o estado de emergência em Madrid e nos oito municípios da capital espanhola.
A medida tem como objetivo travar a pandemia na região mais afetada pela covid-19.
Mais de 7 mil polícias controlam saídas
Mais de 7 mil polícias e guardas civis controlam já a rede viária e os principais pontos de saída. Têm ordens para aplicar multas a quem não tiver motivos válidos para sair da área de residência.
Os agentes foram destacados logo depois da declaração de emergência na região mais afetada pela pandemia.
Decisão criticada
A decisão foi de imediato criticada pelo Governo da Comunidade Autónoma de Madrid, controlado politicamente pelos conservadores do PP em aliança com a extrema-direita. A presidente Isabel Ayuso queixa-se de ser ignorada pelo executivo socialista.
- Covid-19 em Espanha. "Desconcerto" entre Madrid e governo de Sanchéz "é muito negativo"
- Covid-19 faz pelo menos 1,063 milhões de mortos em todo o mundo
Espanha com 241 mortes e 12.788 novos casos de covid-19
Espanha registou esta sexta-feira 12.788 novos casos de covid-19, dos quais 18% em Madrid, elevando para 861.112 o número total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.
Por outro lado, as autoridades contabilizaram mais 241 mortes com a doença nas últimas 24 horas, quase o dobro das verificadas na quinta-feira, aumentando o total de óbitos para 32.929.
Madrid continua a ser a comunidade autónoma com o maior número de novas infeções, tendo adicionado mais 2.345 casos aos números totais de quinta-feira, elevando o total para 261.112.