Coronavírus

Covid-19 na Europa. Hospitais estão à beira do colapso

Sucessivo aumento de casos pressiona cada vez mais os serviços de saúde.

Nos cuidados intensivos do hospital CHR Citadelle em Liege, na Bélgica. Os médicos tratam de um doente com Covid-19.
Loading...

Os hospitais de vários países europeus estão à beira do colapso devido ao sucessivo aumento de casos de Covid-19. França, Itália e, sobretudo, a Bélgica apresentam as situações mais graves.

Em Liège, uma das regiões belgas mais afetadas, não há um minuto de descanso. As cirurgias não urgentes já foram adiadas e os blocos operatórios transformaram-se em quartos para receber doentes de Covid-19.

A situação é transversal a outros hospitais da Bélgica. Há mais de 750 pacientes nos cuidados intensivos, um número que duplicou na última semana. Se não houver diminuição de casos nos próximos 15 dias, esgota-se o limite das duas mil camas nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Também em Espanha, a falta de capacidade de respostas nos cuidados intensivos pode chegar a uma situação crítica em pouco mais de duas semanas.

E em França os hospitais estão no limite da resposta. O país tem mais de um milhão de casos e mais de 1.900 nos cuidados intensivos. O governo francês prepara-se para tornar mais duras as medidas.

Em Itália multiplicam-se os protestos. Em Milão houve confrontos com a polícia e em Turim várias lojas ficaram com as montras destruídas. Na capital, Roma, o protesto contra o fecho dos bares e cafés foi feito com cerveja atirada ao chão.

O Halloween este ano fica por celebrar em Inglaterra, pelo menos nas áreas com o nível máximo de restrições. É o caso de Nottingham que irá passar ao nível três de alerta esta quinta-feira.