Coronavírus

Covid-19. Autarcas do Grande Porto pedem recolher obrigatório 

JOSÉ COELHO

Autarcas pedem ao Governo que aprove decreto.

Especial Coronavírus

Os autarcas do Grande Porto pedem ao Governo que aprove um decreto para implementar o recolher obrigatório, face à pandemia de covid-19.

Ao Jornal de Notícias, Marco Martins diz que é inevitável e sensato adotar esta medida restritiva. O autarca de Gondomar garante que vai pedir a António Costa a aprovação do decreto.

Além de medidas mais apertadas, o presidente da Câmara Municipal de Gaia diz que também deve haver um melhor esclarecimento à população sobre as regras a ter em conta.

O autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro, considera que, para a economia se manter viva, é necessário avançar com medidas em todo o território.

O jornal adianta ainda que o Porto vai anunciar esta quarta-feira novas medidas para a região.

Recolher obrigatório só pode ser imposto com estado de emergência

O recolher obrigatório só pode ser imposto em Portugal com a declaração do estado de emergência. É o que defendem alguns membros do Executivo português com base no sistema legal de Portugal.

De acordo com o jornal Público não é possível implementar o reconhecer obrigatório enquanto o país continuar em situação de calamidade.

A medida já está em vigor em alguns países europeus, como Espanha, Itália, França e Bélgica, para fazer face ao aumento dos casos de covid-19.

  • 15,618

    Opinião

    É este o número oficial de árbitros e juízes federados que existem em Portugal, de acordo com a última informação disponível (de 2018).

    Duarte Gomes