O Grupo Luz Saúde desmentiu na noite de quarta-feira a ARS de Lisboa e Vale do Tejo. Em comunicado, diz que não foi contactado diretamente, a não ser há cerca de duas semanas, pela ARS do Norte, que questionou o Hospital da Luz Arrábida sobre a capacidade de internamento.
O grupo privado avança que esta quarta-feira houve uma conferência telefónica da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, mas com a direção da Associação Portuguesa da Hospitalização Privada.
O Grupo Luz Saúde garante que tem capacidade para receber doentes covid-19 e não covid, do SNS, se for necessário.
Para os próximos dias, está marcada uma reunião com o Secretário de Estado da Saúde.
Hospitais privados reafirmam disponibilidade para responder à pandemia
O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), Óscar Gaspar, reiterou na terça-feira a disponibilidade dos hospitais privados em dar resposta à pandemia da covid-19 e a outras doenças, realçando a "relação inexistente" com o Governo.
O presidente da APHP assinalou que, em agosto e setembro, os hospitais privados, aos quais as pessoas "estão a recorrer mais", conseguiram "dar resposta" aos doentes não-covid-19 e "aliviar o Serviço Nacional de Saúde" (SNS).
O líder da APHP lastimou também que, depois de abril, os hospitais privados tenham deixado de estar envolvidos na resposta à pandemia, com as autoridades de saúde a considerarem que o SNS "era autossuficiente".
DOENTES NÃO-COVID ENCAMINHADOS PARA SETORES PRIVADO E SOCIAL
Na segunda-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que os doentes não-covid-19 que vejam consultas, exames ou cirurgias no SNS serem desmarcados face ao agravamento da pandemia serão encaminhados para os setores privado e social.
Veja também: